Você tem claro o que é a segmentação de clientes?
A segmentação nada mais é do que a seleção dos clientes com os quais a empresa deseja estabelecer uma relação comercial. É fundamental focar no perfil de cliente que tenha uma necessidade (uma demanda) que sua empresa atenda. Cada vez mais, as empresas precisam ter a oferta certa, que atenda aos interesses dos clientes, solucionando assim suas necessidades (problemas).
Quando uma empresa conhece bem o seu segmento, passa a ser mais assertiva, gerando valor para os seus clientes em potencial e ganhando assim credibilidade por posicionar-se de forma clara. A seguir vamos citar algumas dicas para que você possa refletir sobre o seu segmento alvo:
- O que o seu produto/serviço resolve?
- Quem você pretende atender?
- Seu cliente é consumidor final, intermediário ou ambos?
- Qual a melhor forma de abordar este segmento?
- Qual a necessidade que leva ele a compra do produto/serviço que você oferece?
- Quais são os hábitos de compra do segmento?
- Qual a motivação que leva o seu cliente em potencial a efetivar a compra do produto/serviço?
- Qual a renda familiar aproximada?
- Qual o nível médio de instrução?
- Este segmento está relacionado a um gênero específico?
- Qual o melhor canal para se comunicar com o segmento?
- Qual a frequência média de compra?
- Qual a localização geográfica do seu segmento?
- Qual a percepção de relevância que seu potencial cliente possui sobre o produto/serviço que você oferece?
Sim, para segmentar seus clientes, é necessário responder a estas questões e então direcionar esforços, focando em quem realmente possui uma necessidade que seu produto/serviço atenda. A seguir, é necessário que se estabeleça um comparativo com relação ao seu mercado de atuação. O segmento escolhido percebe benefícios na aquisição do seu produto/serviços em relação aos seus concorrentes? Quanto eles estão dispostos a pagar por isso? Ao encontrar estas respostas, poderá ser elaborada uma estratégia de inserção no mercado que certamente vai gerar resultados positivos uma vez que estará direcionada de acordo com a realidade de seu segmento.
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Daniela Silocchi de Amorim
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