Quantas vezes você já assistiu apresentações de slides com um design ruim, poluído ou que, simplesmente, eram muito entediantes? Provavelmente, a sua resposta para essa pergunta seja: muitas! Por mais que o público esteja interessado, é natural que as pessoas tenham uma uma infinitude de coisas ocupando sua mente e são os primeiros momentos da apresentação que vão garantir capturar a atenção do público de vez ou a perder definitivamente para o celular.
A boa notícia é que você não precisa ser um designer profissional para fazer uma apresentação que contagie as pessoas. Confira 5 dicas que elaboramos, envolvendo os principais conceitos do design de apresentações, para que você possa subir o nível das suas apresentações hoje mesmo.
1. Use o layout ao seu favor
Os idiomas tradicionais tem como característica o sentido de leitura se dar da esquerda para a direita, de cima para baixo. Utilize essa "ordem natural natural de leitura" ao seu favor. A disposição do conteúdo no layout é uma forma simples, porém eficiente, de controlar a hierarquia das informações e direcione o olhar do seu público para as partes do conteúdo que você deseja enfatizar.
2. Storytelling
Quando uma história nos passa confiança ou gentileza, nosso cérebro libera a oxitocina, que aumenta a interação e a empatia. Utilizar humor em sua apresentação, em dose compatível com a sua personalidade, é claro, é uma boa forma para se conectar com o público e prender a atenção. Compartilhar as suas próprias histórias, dificuldades e realizações estreita a sua relação com as pessoas, conquista a confiança e gera empatia.
3. Utilize tópicos
A função dos slides é servir de apoio para a sua apresentação. Assim sendo, eles devem ser anotações simplificadas, que reforçam as ideias principais, e não descrições completas. Como apresentador, você deve fornecer o conteúdo e as informações, ao invés de colocar tudo nos slides. Se o seu público estiver ocupado lendo sua apresentação, ao invés de ouvir você falar, sua comunicação será ineficiente.
Portanto, nos slides, use palavras-chave relacionadas ao conteúdo — você nunca deve usar frases inteiras, a menos que esteja inserindo uma citação de outra pessoa.
4. Menos é mais
Um dos principais erros de apresentações ruins é inserir diferentes detalhes e ideias em um mesmo slide, o que torna difícil a compreensão. Deixar “espaços em branco” em um slide auxilia as pessoas a focarem em seus pontos principais e torna seu conteúdo conciso e com um visual limpo. Além disso, é importante não deixar “palavras órfãs”, ou seja, quando a última palavra de um ponto passa para a linha seguinte. Deixe tudo em uma única linha ou adicione outra palavra à segunda linha.
5. Cores básicas
O menos é mais, mais uma vez, se aplica. Procure utilizar cores básicas. Texto escuro em um fundo claro ou texto claro em um fundo escuro funcionam bem. Texto excepcionalmente claro pode cansar um pouco a leitura, portanto use essas cores de forma moderada. Evite também usar gradientes, que podem dificultar a leitura do texto. Vale verificar quais são as diretrizes da empresa em relação à marca e À utilização de cores. As empresas quase sempre têm uma cor de marca principal e uma cor de marca secundária, e é uma boa ideia usá-las em sua apresentação para estar em conformidade com a identidade da empresa.
Como dica final, além das ferramentas tradicionais como o PowerPoint e o Keynote, vale conhecer o Prezi, que permite que você crie apresentações criativas a partir de layouts diferenciados.
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Isabella Silocchi de Amorim
Como dica final, além das ferramentas tradicionais como o PowerPoint e o Keynote, vale conhecer o Prezi, que permite que você crie apresentações criativas a partir de layouts diferenciados.
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