quinta-feira, 23 de março de 2017

Os pilares da Comunicação Digital



A comunicação digital é um assunto que está sempre em alta e, por mais que trabalhemos há alguns anos com ela, ainda há muito para expandir, muito o que se aprender e, claro, muito a ser feito nessa área. O internauta está cada vez mais exigente, ele quer conteúdo, quer falar e ser ouvido pelas marcas. Além disso, a informação no meio digital está cada vez mais fragmentada, o que traz algumas consequências que precisam ser assimiladas pelas empresas para garantir sucesso no meio online.

Este artigo aborda os 4 pilares da comunicação digital. São ações que fazem toda a diferença na forma como a marca interage com seu público-alvo, como as pessoas se relacionam com a marca ou produto e a maneira como esse comportamento é repassado na web. Em resumo, são atitudes que colaboram para que o marketing digital possa gerar mais resultado.

1. Gerar Conteúdo


Ninguém segue um Instagram parado, da mesma forma que ninguém curte uma página do Facebook desatualizada. As pessoas vão atrás de conteúdo. Quando se entra no Google e digita “Smartphone” as pessoas querem notícias sobre aparelhos, saber as melhores opções, ver quais lojas estão vendendo, comparar preços, ver as avaliações dos modelos, enfim, as pessoas buscam conteúdo para se relacionar com a marca, e bons conteúdos geram engajamento.

2. Criar Engajamento


Não importa quanto as tecnologias evoluam ou as técnicas de marketing se atualizem, a melhor de todas as propagandas é a boca-a-boca. Determinada marca pode gastar milhões de reais em veículos de comunicação, mas se o pai, a vizinha ou algum amigo disser que o produto/serviço da concorrente é melhor, a tendência de compra sempre será do produto da concorrente. Esse comportamento é o que as marcas buscam com o engajamento digital. A comunicação da marca deve despertar o desejo do consumidor de indicá-la aos amigos e redes de contatos. No entanto, esta não é uma tarefa fácil. Com um consumidor cada vez mais exigente, está cada vez mais difícil convencê-lo de que a sua marca ou produto é realmente o melhor.

3. Relacionamento


O melhor jeito de fazer com que o consumidor se engaje com a marca é se relacionar com ele. Pessoas que amam, não traem. Essa frase pode ser batida, mas não deixa de ser verdadeira e vale para as marcas também!  No meio digital, as empresas devem utilizar questões do cotidiano das pessoas para elaborar suas ações. Deve-se analisar o que se passa na cabeça do público e como isso pode ajudar a sua marca estrategicamente. Já foi-se o tempo em que enviar um e-mail marketing era se relacionar com o público-alvo na web. As Redes Sociais estão aí, pessoas seguem marcas porque querem falar e ser ouvidas por elas, querem conversar, querem conselhos sobre produtos, querem saber o que há de novo, querem ler notícias sobre a marca e sobre o cenário no qual essa marca está inserida.

4. Marcar Presença Digital


Com a mídia digital cada dia mais fragmentada, as marcas precisam não apenas estar presentes, mas impactar seu público com seu conteúdo. As pessoas não estão mais nos sites das marcas e nem apenas no Google. Os usuários de internet estão nas redes sociais interagindo com pessoas (e marcas) por um interesse comum, estão jogando games online, estão comprando em apps de lojas pelo smartphone, estão acessando o site A, B e C mobile, estão visitando sites e blogs segmentados – e não apenas nos grandes portais – estão se cadastrando em newsletters de empresas, enfim, estão em todas as ferramentas da web atrás de conteúdo relevante. Nesse cenário, as pessoas podem, através de uma foto no Instagram ou então uma matéria no blog, por exemplo, se relacionar com a marca e indicar.

Percebeu o quanto esses pilares tem ligação uns com os outros? É dessa forma que o consumidor atual se comporta nas redes e interage com outras pessoas e com empresas. E a sua marca, vai ficar fora dessa?

Isabella Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :