quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Gatilhos Mentais: Como o marketing pode se utilizar da psicologia?




Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Sabe como utilizá-los a seu favor para impulsionar as vendas da sua empresa? Mas a final, o que são realmente os gatilhos mentais?

Vamos lá, é cada vez mais comum ouvirmos falar de gatilhos mentais e como eles podem auxiliar as empresas a atingirem seus resultados junto ao público. Os gatilhos mentais podem ser definidos como estímulos que impulsionam as pessoas a determinadas ações, ou seja, são estímulos que nos conduzem a tomar ações ou decisões. Gatilhos mentais são desencadeados através de estímulos que nos chegam por algum dos nossos sentidos, visão, audição, olfato, paladar ou tato. No mundo empresarial, os mais utilizados são visão e audição, mas os demais também podem ser explorados.

Mas como uma empresa pode beneficiar-se dos gatilhos mentais? Compreender os gatilhos mentais é o primeiro passo para que o marketing digital possa desenvolver campanhas utilizando-se dos mesmos como estratégia de apoio. Todo o ser humano possui estímulos que o motivam, partindo deste princípio, tudo começa quando você realmente conhece os seus clientes e consegue identificar quais são os estímulos que os levam às ações. Estes estímulos identificados, serão os gatilhos mentais que você poderá aplicar como forma de apoio às estratégias de marketing digital.

É importante estar ciente de que os gatilhos mentais, ao serem ativados, abrem uma lacuna de memória que remete o indivíduo a alguma experiência, como se revivesse um momento. Os nossos sentidos são os responsáveis por ativar as memórias, que podem ser positivas ou negativas, por isso, a importância do cuidado na forma de abordar.

De forma prática, o marketing digital pode utilizar-se dos gatilhos mentais para auxiliar o impulsionamento das vendas. Para tal, abaixo estão os princípios responsáveis pela ativação dos mesmos:

  • Princípio da reciprocidade:
  • Este princípio refere-se a fornecer algo de valor para alguém sem pedir nada em troca. É o que acontece muito com os blogs, que fornecem conteúdo de interesse para o seu público e assim, acabam por fidelizar uma legião de seguidores. As empresas utilizam este princípio ao entregarem brindes.

  • Princípio da autoridade:
  • Este princípio refere-se a confiança que é conquistada a respeito de determinado assunto ou segmento, fazendo com que alguém ou alguma empresa torne-se referência em determinada questão. Por exemplo, quando falamos em tecnologia, logo associamos ao nome Apple.

     

  • Princípio da prova social:
  • Este princípio está ligado a preferência. Somos todos seres sociais e portanto, queremos aceitação. Tudo o que demonstre popularidade da sua empresa poderá desencadear estímulos de compra. Quando uma empresa divulga por exemplo os produtos mais vendidos, está aplicando este princípio.

     

  • Princípio da novidade:
  • O ser humano adora estar por dentro das novidades. Estimule a curiosidade acerca de lançamentos e novidades que sua empresa estará inserindo no mercado, isso estimula este princípio.

     

  • Princípio da escassez e da urgência:
  • Um dos mais importantes e mais explorados princípios responsáveis por desencadear os gatilhos mentais é este. Quando uma pessoa identifica algo como uma boa oportunidade e de repente pensa que poderá perde-la, imediatamente ativa o gatilho da escassez podendo então desencadear a ação da compra. Quando uma empresa divulga por exemplo “últimas unidades”, está procurando ativar este gatilho. 

Percebe-se que a psicologia pode (e muito!) colaborar com o marketing, pois somente compreendendo as pessoas é que será possível chegar até elas.

Até breve! Se gostou compartilhe com sua rede!

Daniela Silocchi de Amorim
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