quinta-feira, 11 de maio de 2017

Marketing de Serviços: Se aplica à minha empresa?


Marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de ações que tem por objetivo a investigação, captação e assistência em relação aos clientes. Marketing de produtos e marketing de serviços, apesar de diferenças de estratégias, precisam caminhar juntos para que apresentem resultados concretos.

Mas quem tem por foco a venda de produtos, precisa ter marketing de serviços? Vamos imaginar que uma empresa “A” possui produtos de qualidade diferenciada, localização estratégica, preço competitivo, no entanto, não se preocupou em alinhar sua equipe de vendas com a estratégia de excelência, apresentando então um atendimento de má qualidade.

A empresa “B” por sua vez, possui bons produtos, localização razoável, preço competitivo e um atendimento diferenciado que proporciona aos clientes uma experiência muito positiva, uma vez que a equipe de vendas demonstra vontade de resolver o problema do cliente. Agora vamos imaginar que você já conhece as duas empresas, que oferecem produtos similares, com preços muito parecidos. Em qual delas você escolheria comprar? Pensando assim, fica fácil responder à pergunta inicial proposta pelo artigo certo?

O marketing de serviços precisa estar presente em todas as empresas, sejam elas de produtos ou serviços. Vamos fazer outra breve reflexão. Quando você pensa em viajar, um dos pontos importantes é o local onde vai ficar certo? Primeiro passo, ir para a internet procurar um bom hotel na cidade de destino. Ao encontrar um possível hotel, você confia direto nas informações passadas pelo próprio hotel ou vai procurar opiniões de outras pessoas que já se hospedaram lá para se certificar da qualidade do local?

De um modo geral, consumidores costumam confiar muito mais em informações de outras pessoas do que em propagandas. Este cenário já se mostra assim antes da era digital, mas com o alcance das mídias digitais, que possibilita a todos compartilharem facilmente suas experiências, positivas ou negativas, a amplitude que as opiniões ganham é enorme. Nesse cenário é importante se certificar de que seus clientes terão experiências positivas para compartilhar.

As pessoas por trás do negócio são fundamentais para o marketing de serviços, pois influenciam diretamente a experiência proporcionada ao cliente. Lembre-se: Acredite no marketing de serviços e invista nas pessoas. Elas podem ser a arma secreta do seu negócio e o principal fator de diferenciação em relação aos seus concorrentes.

Esperamos ter colaborado! Se gostou compartilhe com sua rede!

Daniela Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :