sexta-feira, 1 de julho de 2022

Marketing digital vende?


E aí, você acha que o marketing digital vende?

Nós temos uma resposta para isso, mas antes gostaríamos que você nos acompanhasse numa linha de raciocínio que pode responder essa pergunta e te trazer insights relevantes sobre vendas, estratégia e mais - sua empresa com certeza vai agradecer!


Para começar, vamos definir do que estamos falando: o que é o marketing digital?

Usamos esse termo para se referir à promoção de produtos ou marcas nas mídias digitais. Com o mkt digital, a sua empresa pode se conectar com potenciais clientes de maneira direta, customizada e na hora certa. Ele é uma forma de marketing, o qual pode ser definido por:


Em outras palavras, sabemos que o marketing digital, assim como o marketing, não deixa de ser uma ponte entre marcas, produtos ou serviços e seus públicos desejados. 

E levando em conta que estes são os números aproximados de brasileiros em algumas redes sociais, fa todo o sentido estabelecer essa ponte nos meios digitais também, correto? (dados: We Are Social + Hootsuite | Relatório de Abril de 2022)
  • WhatsApp = 165.000.000
  • YouTube = 138.000.000
  • Instagram = 122.000.000
  • Facebook = 116.000.000
  • TikTok = 73.500.000

(dados: We Are Social + Hootsuite | Relatório de Abril de 2022)


Nossa, quanta gente! Some isso ao fato de que as ferramentas do marketing digital permitem otimizar seu orçamento em anúncios (como você pode ver nesta matéria, por exemplo) e pronto! É só correr investir nesse tal de marketing digital e esperar os resultados! 

Certo?

Errado. 

Nós gostaríamos que fosse simples assim e, se trabalhássemos com essa mentalidade, pouparíamos muito tempo... Mas não traríamos resultados duradouros! É como diz o popular ditado:

O que é bom sempre demora a chegar, e o que vem fácil também vai fácil. 

Para entender, basta lembrar da analogia anterior da ponte. A função do marketing digital é criar essa ponte entre marca e público, mas nós não podemos controlar o que acontecerá depois.

O que o seu potencial cliente encontrará ao final dessa ponte cabe a você decidir: será um preço que condiz com o prometido? Qualidade no produto ou serviço entregue? Uma equipe de atendimento preparada? Uma logística e experiência do comprador que faz sentido?

Se o potencial cliente não encontrar uma experiência agradável ao atravessar a ponte, de nada adianta investir mais e mais em marketing digital: nesse caso, é preciso fazer uma análise profunda e entender no que a empresa está pecando.


E aí, você já consegue responder à pergunta inicial?

O marketing digital NÃO vende. Ele é, sem sinal de dúvidas, um passo fundamental para o processo de venda; entretanto, cabe à empresa administrar o público captado pelas ações digitais. 

No final, o resultado não é mérito de uma agência ou uma estratégia específica, mas sim de um extenso e dedicado trabalho em equipe que envolve diversas ferramentas e setores. E se você estiver disposto(a), a Pralike está mais do que pronta para percorrer esse caminho em busca de resultados surpreendentes. 


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

Próxima
Anterior

0 comentários :