sexta-feira, 17 de junho de 2022

Entenda os sentimentos do momento e tenha ideias lucrativas


As emoções influenciam e às vezes determinam completamente as nossas decisões

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Quem disse isso foi Herbert Simon, cientista americano vencedor do Prêmio Nobel. E quando falamos de decisões, com certeza incluímos as decisões que fazem alguém confiar e consumir os produtos e serviços do seu negócio. 
Fato é que você deve compreender os sentimentos dos seus potenciais clientes se quiser criar soluções assertivas e coerentes. E é disso que vamos falar hoje, aos olhos da WGSN - empresa de previsão de tendências.

sentimentos em ascensão

Conforme a empresa, quatro sentimentos estão em ascensão no presente - ou seja, são sentimentos que grande parte das pessoas compartilham nessa época da humanidade. E são alguns deles:
  • Choque com o futuro - as mudanças tecnológicas e sociais nos torna apreensivos
  • Excesso de estímulos - vídeo, música, texto, selfie, trend, foto... Nossos sentidos estão esgotados pela frenética rotina no digital
  • Otimismo realista - a positividade tóxica ("Tudo está sempre bem! Cabeça erguida 101% do tempo!") dá lugar a uma visão mais realista

comportamentos massificados do futuro

Esses sentimentos causam respostas que são repetidas em massa por todo o globo conectado. Conforme a WGSN, as respostas consistem em quatro tipos de comportamento:
  • Reguladores - grupo que almeja certeza e conforto. São avessos a mudanças e estão cansados do bombardeamento de informações
  • Conectores - não são preguiçosos, mas não concordam com a cultura da pressa
  • Construtores de memórias - sua máxima é a experiência e a criação de boas memórias, e não a busca pela perfeição
  • Neo-sensorialistas - adeptos aos tokens, à metaeconomia (do metaverso) e por aí vai


sentimentos do pós-isolamento

Você sabia que em 2020, a venda de produtos retrô aumentou em 64%? Isso pode muito bem ser interpretado como um desejo pelo que é familiar, em resposta ao excesso de incertezas. 
Além disso, estudos da Gartner afirmam que a capacidade das pessoas de lidar com mudanças está 50% menor do que antes da pandemia. 
Outro levantamento feito pela Next Tech revelou que 90% dos dados disponíveis no mundo todo foram criados nos últimos dois anos - daí é mais do que gora de falarmos sobre a sobrecarga de estímulos. 

"e eu com isso?"

"Ok, e o que eu faço com todos esses dados e fatos?"
Por ora, o mais importante é refletir: como o seu negócio pode se adaptar e andar em sincronia com tais exigências e necessidades por parte das pessoas?

Claro, sua empresa não está aí para agradar a todos os públicos de todas as idades. Mas tendo uma noção básica da persona que você atende, é possível prever alguns padrões. Vamos te auxiliar com três insights:


1º - Facilite a jornada de compra - Cadastros extensos, embalagens poluídas e etapas excessivas (baixar um app, fazer isso, fazer aquilo para uma simples compra) não combinam com pessoas cansadas de informações e que só querem usar seu tempo com significado.
2º - Aprimore a logística - diversas tecnologias estão aí para simplificar a vida dos seus clientes. Lembre-se: o minimalismo não é tendência ou nicho, e sim cada vez mais uma necessidade.
3º - Comunicação é chave - mais do que nunca, certo? Prezar por um atendimento humanizado também faz mais sentido do que nunca.

A mudança muitas vezes parece ser a única certeza. Entretanto, aprimorar seus processos aos poucos com base em todas essas tendências certamente te trará mais vendas e clientes satisfeitos. O que você pode começar a fazer hoje?

Texto escrito por Giovana Tessari da Costa
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