sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Felicidade: Será que pode ser encontrada?

Quais são os seus objetivos?  É possível conquistar seus sonhos? Como encontrar a felicidade?




O texto de hoje tem uma abordagem um pouco diferente da de costume, mas traz um tema de suma importância: a felicidade. Todos sabemos que o ritmo de vida atual da maior parte das pessoas é alucinante. Conciliar casa, trabalho, filhos, estudos, vida social, esporte, lazer, entre outras atividades parece cada vez mais difícil.

Será que é por isso que é tão comum encontrarmos pessoas que reclamam mais do que agradecem? Para alguns, a insatisfação vem do trabalho, para outros, vem das relações interpessoais, há ainda os insatisfeitos com as questões financeiras, enfim, os mais diversos motivos são citados pelas pessoas para a infelicidade. Mas a final, será que é assim tão difícil ser feliz? Qual a diferença entre as pessoas felizes e aquelas que não conseguem encontrar a felicidade?

De acordo com Sonja Lyubomirsky, pesquisadora da Universidade da California, 40% da nossa capacidade de ser feliz depende exclusivamente de nós mesmos. Os estudos sobre felicidade e infelicidade nos mostram que alguns modelos de comportamentos podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas. As pessoas infelizes, por exemplo, na sua maioria, tendem a ver a vida de uma forma dura, desconfiam da maioria das pessoas, focam no que está errado no mundo, geralmente pensam que a vida dos outros é mais fácil e melhor do que a sua e preocupam-se excessivamente com o futuro. Por outro lado, as pessoas felizes, tendem a enfrentar a vida de uma forma mais leve, valorizam pequenas coisas cotidianas, como um pôr do sol por exemplo. As pessoas felizes são gratas, amam a vida e o próximo e olham para o futuro de maneira otimista, pois sabem que este será construído através das sementes que estão sendo plantadas hoje.

Então que tal olharmos em volta e relacionarmos todas as maravilhas com as quais somos presenteados diariamente? Será que isso já não é motivo suficiente para agradecer e sorrir? Em resumo, podemos afirmar que não há uma fórmula para a felicidade, mas se houvesse, certamente passaria pelos exercícios diários da reflexão, da ação e da gratidão.

Daniela Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :