quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Como Escolher o nome da Minha Empresa?

Escolher o nome de uma marca ou empresa é um processo que envolve arte, criatividade e muita, muita pesquisa. É também uma decisão difícil para qualquer pessoa que esteja começando um negócio.

A escolha deve ser realizada com planejamento e cautela, já que o nome vai ser o primeiro contato do público com a sua empresa e deve ser capaz de transmitir os valores e ideais da marca, além de uma boa impressão. Por isso, reunimos 5 dicas que vão ajudar você a escolher o nome perfeito para o seu negócio!


Dica número 01 - Não comece escolhendo o nome 


É isso mesmo que você entendeu. Escolher o nome não é a primeira coisa que você deve fazer, uma vez que ele deve refletir os ideais e aspectos mais importantes da sua marca.

Você precisa, em primeiro lugar, conhecer quem é o seu público-alvo, quem são os seus concorrentes, qual a principal característica do seu produto ou serviço e quais os seus diferenciais. Além disso, é importante estudar qual o posicionamento que você deseja no mercado.

Tudo isso vai ajudar na hora de decidir que nome representará melhor a sua empresa.

Dica número 02 – Um nome de fácil pronúncia e escrita 


Na hora de eleger o nome para o seu negócio é importante pensar na pronúncia e escrita do mesmo. Se a sua marca tiver um nome muito complicado de pronunciar, por exemplo, as pessoas vão evitar pronunciá-lo. Isso quer dizer que elas estarão deixando de requisitar os seus produtos ou serviços oralmente pelo simples fato de que o nome é muito complexo.

Vale lembrar que o nome deve ser simples para o seu público, e não apenas para você. Portanto é importante estudar bem quem são os seus clientes, como eles pensam e agem, para evitar este tipo de situação.

Em outro cenário, se o nome da sua empresa for difícil de escrever, você provavelmente terá problemas com clientes e fornecedores que não encontram seu Site, Facebook ou mesmo com aqueles que não conseguem enviar e-mail para você. Nos dias atuais, este é um risco que você não pode correr.

Dica número 3 – Menos é mais 


Nomes curtos são mais fáceis de lembrar. Em uma era onde as pessoas recebem um volume gigante de informação todos os dias, ser lembrado é um aspecto mais do que importante. Alguns exemplos de nomes curtos e simples são Renner, Apple, Nike e Pepsi.

Siglas também são ótimas opções, pois além de serem fáceis de memorizar, são simples de falar. Além disso, mesmo que você crie um nome longo para a sua empresa, você pode utilizar a sigla na composição da marca. Alguns grandes nomes que fizeram isso são NASA: National Aeronautics and Space Administration, GM: General Motors e C&A: Clemens e August Brenninkmeijer.

Dica número 4 - Faça um Brainstorming 


Brainstorming é uma expressão americana que, na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Jogar várias ideias no papel para selecionar qual a melhor opção. 

Vale lembrar que no brainstorming nenhuma ideia é ruim ou errada. Ao anotar todas as opções de nome que surgirem, você pode encontrar, na junção de duas ou mais o nome ideal para o seu negócio. Quanto mais opções, melhor!

Dica número 5 - Está liberado para registro? 


Este é um passo muito importante na escolha do nome que muita gente esquece ou nem sabe da existência.

No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro oficial da marca só é válido se for efetuado por este órgão. Você pode conferir aqui a ferramenta para fazer uma Busca Prévia Grátis da disponibilidade da sua marca no INPI.

Outro fator, ainda se falando de registro, que não pode ficar de fora de seu estudo é realizar a pesquisa de disponibilidade de domínio (link do site) na internet. Imagine criar um nome incrível, uma logomarca perfeita, um site tecnológico e o domínio não estar liberado... Você pode conferir aqui a disponibilidade de registro de domínio.

Isabella Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :