sexta-feira, 29 de julho de 2022

Fazendo sua empresa aparecer no Google: passo-a-passo


É um fato irrefutável que a internet tem influência pesada em grande parte dos processos de compras no presente: não é preciso falar de e-commerce para afirmar que os consumidores adoram pesquisar e garantir que estão fazendo um bom negócio, ou então apenas investigar sobre a solução de alguma dor. 

Nesse contexto, aparecer nas primeiras páginas do Google é o sonho de todo negócio, não é mesmo? Pois hoje nós vamos te explicar o passo-a-passo mais eficiente para chegar lá.


1. Tenha uma presença digital

Para ser encontrado, é preciso marcar presença, certo?

O passo zero para que a internet comece a fazer efeito nas suas vendas é marcar presença nela. Note como marcar presença é diferente de apenas estar lá: no caso de um site, por exemplo, é preciso garantir que ele esteja atualizado tanto em relação ao conteúdo quanto à experiência do usuário.

Os sites, particularmente, precisam ter SEO otimizado. Em outras palavras, eles precisam carregar rapidamente, ter conteúdos compatíveis com o nicho, dentre outros pontos.

Outro ponto importante é que nós não escolhemos o exemplo de site por acaso. As redes sociais também são fundamentais, e você encontrará matérias sobre elas em nosso blog também. Quando falamos de Google, entretanto, ter um site institucional ou e-commerce te permite impulsionar estes endereços de forma otimizada para a plataforma de pesquisa. Já vamos chegar lá!


2. Defina para quem aparecer

O Google processa 99.000 buscas por segundo. Isso são meras 8.5 bilhões de pesquisas em um dia (Fonte: Internet Live Stats, 2022). Estamos falando de todas as pessoas que acessam a internet no mundo - e, mais importante ainda, de todas as empresas que querem aparecer durante essas pesquisas.

É simplesmente inviável fazer a sua empresa aparecer em todas essas pesquisas, principalmente por dois motivos:

a. Não conseguimos nem imaginar o quanto seria necessário investir

b. Não há motivo!

Aqui, é preciso ter foco. Se você é uma imobiliária de luxo sediada em Florianópolis - SC, por exemplo, por que seu site deveria aparecer para moradores da Noruega? Por isso, a etapa número 2 é entender quem deve ver o seu site como resultado de busca.


3. Conte com o Google Ads

Agora chegamos na parte de impulsionar seu site! Você deve imaginar que o Google funciona por palavras-chave - ao buscar por "comprar cobertura piscina Florianópolis", a ferramenta de pesquisa te mostrará algum site que tenha estas palavras no seu texto.

Acontece que você pode contar com o Google Ads para investir em anúncios que aparecem toda vez que alguém pesquisa por determinados termos. E o melhor: você controla seu orçamento em tempo real e só paga quando alguém interage com o seu anúncio.

Além disso, já que você definiu seu público no passo anterior, aqui você pode usar as informações observadas para delimitar a exibição.

Exemplo de um anúncio. Você pode customizar todo o texto.


Considerações finais

E está pronto o sorvetinho!

Quando essas etapas são colocadas num passo-a-passo resumido, tudo parece fácil, mas acontece que cada fase deve ser muito bem desenvolvida para que tudo funcione como o esperado.

Do site ao preparo, teste e validação dos anúncios, tudo leva tempo, e recomenda-se que seja feito com a ajuda de profissionais. O resultado, entretanto, costuma ser muito positivo a médio e longo prazo!

Para saber se esse é o seu caso ou obter um orçamento, conte com a equipe da Pralike. ;)


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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