sexta-feira, 11 de março de 2022

Marketing de Influência: já está na hora de considerá-lo!


"Gente famosa falando da minha loja, produto ou serviço. Acho bem legal, mas é caro e nem sei se dá resultado."

Calma, que não é bem assim! Os influenciadores vieram para ficar e, para as empresas que desejam se manter atualizadas, não há mais espaço para ignorá-los ou continuar os classificando como blogueirinhos. 

Se você ainda tem suas ressalvas, então continua com a gente, porque vamos te dar motivos fortes para abraçar essa modernidade do marketing digital! Dê uma chance a essa matéria antes de tomar uma conclusão final. Vamos lá?


é caro? $$$

Quando falamos em influenciadores, talvez você logo pense em Juliette (+33.500.000 seguidores), Jade Picon (+18.000.000 seguidores), atores/atrizes...

Juliette fazendo publicidade para iti (banco digital grátis do Itaú).
Fonte: Instagram


Jade Picon fazendo publicidade para Espaço Laser.
Fonte: Instagram


Mas o fato é que contratar esse porte de publicidade não é a realidade da maioria dos empreendedores, porque trata-se de um alto investimento - note que não usamos a palavra "caro", afinal, pelo alcance que essas influencers têm, o custo-benefício costuma ser positivo.

E estamos aqui para te dizer que existem, sim, pessoas conhecidas localmente que estão dispostas a fazer parcerias com você com preços acessíveis: os microinfluenciadores.

Com uma média de 10.000 a 100.000 seguidores, sua taxa de engajamento (interações do público) costuma ser maior do que a dos astronomicamente famosos - são menos pessoas, mas uma parcela maior delas se interessa pelo conteúdo que recebe. Sem contar no impacto focado para a sua região!

Não podemos te responder com exatidão o quanto você deve investir: isso depende do influenciador escolhido, dos seus objetivos, do valor gasto com impulsionamentos, enfim... Mas podemos te dizer que provavelmente existem alternativas para a sua realidade.


dá resultado?

A resposta curta? Sim. A resposta longa? Desde que você tenha um bom planejamento!

É preciso definir metas, um público-alvo e as melhores abordagens. Geralmente, o melhor a se fazer é ter ajuda profissional, já que são muitas decisões: stories, vídeos, fotos, posts, campanhas, análise da taxa de engajamento...

Mas resumidamente, investir no marketing de influência tende a trazer ótimos resultados por uma razão simples: pessoas confiam na opinião de pessoas que elas confiam.


bônus: escolhendo

Se a gente te convenceu, aqui vão algumas dicas rápidas para eleger o melhor influencer!

  • Pense bem no perfil do seu consumidor: idade, gostos, rotina...
  • Peça que o influenciador te envie um relatório da taxa de engajamento, evitando investir numa audiência fantasma
  • Tenha uma meta clara. Ex.: visitas à loja, aumento de vendas online, mais mensagens...
  • Faça acordos formais para criar segurança para ambas as partes
  • Respeite: crie uma relação de parceria e entenda que essa é uma profissão séria

Nós ficamos por aqui, e te desejamos sucesso!

Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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