"Gente famosa falando da minha loja, produto ou serviço. Acho bem legal, mas é caro e nem sei se dá resultado."
Calma, que não é bem assim! Os influenciadores vieram para ficar e, para as empresas que desejam se manter atualizadas, não há mais espaço para ignorá-los ou continuar os classificando como blogueirinhos.
Se você ainda tem suas ressalvas, então continua com a gente, porque vamos te dar motivos fortes para abraçar essa modernidade do marketing digital! Dê uma chance a essa matéria antes de tomar uma conclusão final. Vamos lá?
é caro? $$$
Quando falamos em influenciadores, talvez você logo pense em Juliette (+33.500.000 seguidores), Jade Picon (+18.000.000 seguidores), atores/atrizes...
Juliette fazendo publicidade para iti (banco digital grátis do Itaú). Fonte: Instagram |
Jade Picon fazendo publicidade para Espaço Laser. Fonte: Instagram |
Mas o fato é que contratar esse porte de publicidade não é a realidade da maioria dos empreendedores, porque trata-se de um alto investimento - note que não usamos a palavra "caro", afinal, pelo alcance que essas influencers têm, o custo-benefício costuma ser positivo.
E estamos aqui para te dizer que existem, sim, pessoas conhecidas localmente que estão dispostas a fazer parcerias com você com preços acessíveis: os microinfluenciadores.
Com uma média de 10.000 a 100.000 seguidores, sua taxa de engajamento (interações do público) costuma ser maior do que a dos astronomicamente famosos - são menos pessoas, mas uma parcela maior delas se interessa pelo conteúdo que recebe. Sem contar no impacto focado para a sua região!
Não podemos te responder com exatidão o quanto você deve investir: isso depende do influenciador escolhido, dos seus objetivos, do valor gasto com impulsionamentos, enfim... Mas podemos te dizer que provavelmente existem alternativas para a sua realidade.
dá resultado?
A resposta curta? Sim. A resposta longa? Desde que você tenha um bom planejamento!
É preciso definir metas, um público-alvo e as melhores abordagens. Geralmente, o melhor a se fazer é ter ajuda profissional, já que são muitas decisões: stories, vídeos, fotos, posts, campanhas, análise da taxa de engajamento...
Mas resumidamente, investir no marketing de influência tende a trazer ótimos resultados por uma razão simples: pessoas confiam na opinião de pessoas que elas confiam.
bônus: escolhendo
Se a gente te convenceu, aqui vão algumas dicas rápidas para eleger o melhor influencer!
- Pense bem no perfil do seu consumidor: idade, gostos, rotina...
- Peça que o influenciador te envie um relatório da taxa de engajamento, evitando investir numa audiência fantasma
- Tenha uma meta clara. Ex.: visitas à loja, aumento de vendas online, mais mensagens...
- Faça acordos formais para criar segurança para ambas as partes
- Respeite: crie uma relação de parceria e entenda que essa é uma profissão séria
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