sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Nós NÃO criamos marcas


"Como assim, Pralike? Eu vim em busca de uma marca pra minha empresa, então vocês não fazem isso?". 

Calma, nós vamos te explicar! Esse texto, antes de tudo, é uma reflexão sobre o que está por trás de uma marca e um logo. Para isso, primeiramente precisamos retomar o significado de cada uma dessas expressões:

  • Marca - do grego Markas, que quer dizer "significados", é a soma do logo, identidade visual, personalidade e diversos elementos do universo daquela empresa.
  • Logo - vem de "logotipo" que, por sua vez, vem das expressões gregas logos (palavra) e typos (letra). É comum diferenciar o logotipo do símbolo, um elemento não-obrigatório porém frequentemente usado.
  • Logomarca - é interessante colocar esse termo aqui para afirmar que seu uso é considerado errado nessa área!


Com essa breve definição, já podemos notar como a marca é abrangente, enquanto o logotipo é algo específico. Como nós dissemos, nós não fazemos marcas.

Nós podemos fazer e definir todos os elementos que a compõem, que podem ser seu nome, cores, tipografia, símbolos, slogan, linguagem, dentre outros. Mas acontece que as marcas são formadas e consolidadas a partir de algo muito mais complexo e demorado...


percepção do público

Estamos falando da maneira como o seu público percebe todos os elementos que caracterizam a sua empresa. Criá-los é uma tarefa para os designers, que requer conhecimentos em tipografia, teoria das cores, composição,... 

Agora quando falamos de criar uma marca, estamos falando de um processo demorado e que acontece dentro da mente de todos os consumidores que entram em contato com tais informações.

Trata-se de um investimento a longo prazo e de constantes esforços para fazer-se presente no dia-a-dia dessas pessoas. Isso porque você pode vender o que quiser. Mas para que alguém escolha os seus produtos/serviços em detrimento de milhares de outros, ele precisa ter alguma impressão positiva formada. 

Ele precisa associar tudo o que a sua empresa busca comunicar com os elementos que já citamos, e a partir disso entender uma marca.


exemplos práticos

Depende da sua época, mas com certeza existe alguma propaganda que tenha te marcado de algum momento. Esse é um exemplo clássico do caminho para a formação de uma marca! 

Afinal, propagandas são peças ou produções audiovisuais que utilizam diversos elementos do universo da identidade visual e os aplicam num contexto de storytelling que engloba os valores desejados para a marca.


#1 - Heineken 

A empresa convida pessoas de opiniões extremamente opostas a completar algumas tarefas e depois discutir suas diferenças tomando uma boa cerveja. Essa ação diz muito sobre como a marca deseja ser vista: um símbolo de união, respeito e confraternização.



#2 - Nubank

A startup brasileira costuma fazer publicações compartilháveis e memes com frequência, o que é um exemplo muito mais cotidiano, porém capaz de expressar detalhes relevantes da personalidade que a empresa busca reforçar: inovação, descontração e descomplicação.

#3 - FedEx

Considere que você é uma empresa americana de remessa e quer que as pessoas lembrem do seu serviço como o mais rápido. Que melhor forma do que um adesivo criativo e que será visto por milhares de pessoas diariamente? 

Abaixo do logotipo, lê-se "always first" (sempre o primeiro).

E agora, dizer que nós não criamos marcas não parece mais tão absurdo assim, certo?

Desenvolver as diversas peças e elementos da comunicação do seu negócio é e sempre será um prazer para toda a nossa equipe. Mas um prazer ainda maior é vê-los sendo utilizados da maneira correta e, aos poucos, criando um legado na memória de cada consumidor.


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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