"Como assim, Pralike? Eu vim em busca de uma marca pra minha empresa, então vocês não fazem isso?".
Calma, nós vamos te explicar! Esse texto, antes de tudo, é uma reflexão sobre o que está por trás de uma marca e um logo. Para isso, primeiramente precisamos retomar o significado de cada uma dessas expressões:
- Marca - do grego Markas, que quer dizer "significados", é a soma do logo, identidade visual, personalidade e diversos elementos do universo daquela empresa.
- Logo - vem de "logotipo" que, por sua vez, vem das expressões gregas logos (palavra) e typos (letra). É comum diferenciar o logotipo do símbolo, um elemento não-obrigatório porém frequentemente usado.
- Logomarca - é interessante colocar esse termo aqui para afirmar que seu uso é considerado errado nessa área!
Com essa breve definição, já podemos notar como a marca é abrangente, enquanto o logotipo é algo específico. Como nós dissemos, nós não fazemos marcas.
Nós podemos fazer e definir todos os elementos que a compõem, que podem ser seu nome, cores, tipografia, símbolos, slogan, linguagem, dentre outros. Mas acontece que as marcas são formadas e consolidadas a partir de algo muito mais complexo e demorado...
percepção do público
Estamos falando da maneira como o seu público percebe todos os elementos que caracterizam a sua empresa. Criá-los é uma tarefa para os designers, que requer conhecimentos em tipografia, teoria das cores, composição,...
Agora quando falamos de criar uma marca, estamos falando de um processo demorado e que acontece dentro da mente de todos os consumidores que entram em contato com tais informações.
Trata-se de um investimento a longo prazo e de constantes esforços para fazer-se presente no dia-a-dia dessas pessoas. Isso porque você pode vender o que quiser. Mas para que alguém escolha os seus produtos/serviços em detrimento de milhares de outros, ele precisa ter alguma impressão positiva formada.
Ele precisa associar tudo o que a sua empresa busca comunicar com os elementos que já citamos, e a partir disso entender uma marca.
exemplos práticos
Depende da sua época, mas com certeza existe alguma propaganda que tenha te marcado de algum momento. Esse é um exemplo clássico do caminho para a formação de uma marca!
Afinal, propagandas são peças ou produções audiovisuais que utilizam diversos elementos do universo da identidade visual e os aplicam num contexto de storytelling que engloba os valores desejados para a marca.
#1 - Heineken
A empresa convida pessoas de opiniões extremamente opostas a completar algumas tarefas e depois discutir suas diferenças tomando uma boa cerveja. Essa ação diz muito sobre como a marca deseja ser vista: um símbolo de união, respeito e confraternização.
#2 - Nubank
A startup brasileira costuma fazer publicações compartilháveis e memes com frequência, o que é um exemplo muito mais cotidiano, porém capaz de expressar detalhes relevantes da personalidade que a empresa busca reforçar: inovação, descontração e descomplicação.
Fonte: Instagram do Nubank. |
#3 - FedEx
Considere que você é uma empresa americana de remessa e quer que as pessoas lembrem do seu serviço como o mais rápido. Que melhor forma do que um adesivo criativo e que será visto por milhares de pessoas diariamente?
Abaixo do logotipo, lê-se "always first" (sempre o primeiro). |
E agora, dizer que nós não criamos marcas não parece mais tão absurdo assim, certo?
Desenvolver as diversas peças e elementos da comunicação do seu negócio é e sempre será um prazer para toda a nossa equipe. Mas um prazer ainda maior é vê-los sendo utilizados da maneira correta e, aos poucos, criando um legado na memória de cada consumidor.
Texto escrito por Giovana Tessari da Costa
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