sexta-feira, 25 de março de 2022

Como tirar o melhor do seu home office

Diversas empresas passaram a adotar o home office ou o trabalho híbrido (um pouco em casa, um pouco no escritório) devido aos seus benefícios, que vão desde a economia de tempo e dinheiro com o transporte ao rendimento maior.

Manter a produtividade em um ambiente diferente, entretanto, pode ser desafiador: nossos lares não se parecem nem um pouco com um escritório. Existem distrações e estímulos completamente distintos entre um e outro.

Para amenizar essa diferença no melhor sentido possível, tendo o melhor dos dois mundos, basta seguir estas dicas que separamos pra você!


primeiro passo: tirando o pijama

Nós acordamos há alguns passos do nosso ambiente de trabalho. Tem motivo pra acordar cedo?

Na verdade tem, sim! 

Separar sua vida pessoal da profissional agora torna-se mais desafiador, e até mesmo os pequenos detalhes podem te ajudar nesse processo. Por isso, evite acordar cinco minutos antes do expediente e sentar-se na escrivaninha de pijama, tomando café enquanto trabalha... Que bagunça!

Ao acordar cedo, dedicar pelo menos 20 minutos ao café da manhã e dar um tempo par a sua mente acordar, você garante um dia muito mais produtivo e saúde mental extra.


escolhendo o lugar perfeito

Já ouviu falar daquela história de que ter TV no quarto atrapalha o seu sono? Aqui a regra é a mesma. Sabemos que nem todos podem ter um escritório separado em suas casas, mas se puder, não trabalhe em seu quarto.

Nosso cérebro entende o quarto como um ambiente de descompressão, descanso e espaço pessoal. Trazer os desafios do expediente para ele provavelmente te causará um sentimento de desordem e invasão de privacidade, mesmo que subconscientemente (ainda mais hoje, na era em que o WhatsApp funciona 24 horas por dia e desligar-se do trabalho fora do expediente é complicado).



o home office não é uma ilha

Muitas pessoas amam a certa independência desse método de trabalho: tudo é possível, desde que você entregue as tarefas esperadas do dia. 

Só que o home office, diferente do que parece, não pode ser apenas sobre você, seu notebook e quatro paredes! A interação entre a equipe é uma necessidade básica e que pode trazer muitas ideias e soluções inovadoras. 

Mesmo que você seja freelancer e não tenha superiores ou colegas de trabalho, vale a pena encontrar algum grupo de freelancers da sua área para trocar ideias de vez em quando. Afinal, para nós, seres humanos, a atividade social é tão importante quanto dormir bem ou se exercitar.


controle os estímulos

TV, pessoas que moram com você, celular... Todas essas distrações sobrecarregam sua mente e acrescentam estresse ao dia. Por isso, te aconselhamos a fazer isso:

  • Avise quem mora com você que você estará indisponível em x horários
  • Procure desligar a TV e usar sons ambientes mais neutros, como música
  • Não deixe seu celular à vista e defina intervalos específicos para ver as notificações que não estão relacionadas ao seu trabalho
Além disso, preste atenção ao que os seus olhos veem. Bagunça e decorações demais não dão espaço para a criatividade respirar. Além disso, procure deixar uma garrafa de água, um bloco de notas, plantas ou qualquer objeto que te ajude por perto! 


Esperamos que essas dicas tornem o seu dia-a-dia mais agradável e produtivo! Lembre-se de compartilhar essas dicas com os seus colegas ;)


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

Próxima
Anterior

0 comentários :