sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Como o funil de conteúdo pode alavancar suas vendas

Se você quer unificar sua estratégia e abordagem de venda, bora prestar atenção nessa matéria! ;)

Hoje vamos falar um pouco sobre o funil de conteúdo. Ele deriva do funil de vendas, que por sua vez é uma forma de abordar todos os estágios que os usuários da internet percorrem com a sua marca, desde o primeiro contato até a fidelização. 

Embora este seja um excelente recurso de venda, ele, assim como tudo no marketing digital, não pode se limitar a apenas algumas ações - é preciso levá-lo para todos os processos da empresa.... O que inclui as redes sociais

A partir daí, surge o funil de conteúdo: uma forma específica de organizar os conteúdos que a sua empresa produz para os usuários das redes sociais. 


funil de vendas: básico

Mas para entendê-lo, precisamos entender o funil no geral! 


Ele costuma ser dividido em quatro etapas:

  • Atrair: estar presente onde seu cliente está
  • Converter: ele já te notou, está engajado e já é um lead
  • Vender: ele entra em contato e efetua a compra
  • Conquistar: ele torna-se mais do que um consumidor, mas um fiel cliente


Para o sucesso de cada etapa, há diversas ações que toda a equipe comercial deve adotar. Mas no post de hoje, abordaremos o lado das redes sociais! Que pode ser dividido em...


topo de funil

Aqui, os conteúdos a serem criados devem levar em consideração que o internauta está conhecendo a empresa. Posts de topo de funil, portanto, têm o objetivo de conscientizá-los sobre quem é a empresa e o que ela oferece.

Esses conteúdos também devem ser pensados para atraí-los para as páginas da marca!


MEIo de funil.

Digamos que a primeira etapa foi bem-sucedida, e agora sua empresa tem novos seguidores interessados no seu serviço ou produto.

Aqui, é preciso produzir conteúdos que ressaltem os benefícios que esse produto/serviço trará para o possível comprador.

Outra ótima ideia é tirar possíveis dúvidas com posts que esclareçam os receios mais frequentes que seus leads geralmente têm antes da compra.

Além disso, é muito interessante compartilhar depoimentos de clientes - opiniões reais influenciam muito alguém que está pensando em comprar


fundo de funil.

Você vendeu! Acabou? Não mesmo.

É imprescindível criar conteúdos direcionados para clientes. Afinal, a experiência deles não acaba logo após a compra e, quanto melhor ela for, maiores as chances dele voltar ou indicar a sua marca a conhecidos. 


concluindo...

Desse modo, os conteúdos produzidos para as suas redes sociais levam em conta todos os tipos diferentes de etapas do comprador. Afinal nós, por exemplo, não podemos fazer posts apenas para os nossos clientes, muito menos apenas para quem nunca ouviu falar de marketing digital. Certo?

Em outras palavras, o funil de conteúdo é uma união de todos os níveis a serem abordados a respeito do seu nicho. E essa é só uma das diversas estratégias que existem!

Se você quer ajuda para pensar nisso tudo, conte com a Pralike! :D 


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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