sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O nosso melhor conselho | Uma presença digital verdadeira


ESQUEÇA.

Por um momento, esqueça tudo o que você leu sobre marketing digital, redes sociais... Tudo. Deixe de lado todas as dicas, conteúdos, métricas, siglas, estratégias, o que fazer e o que não fazer. Agora resta apenas você e o seu negócio.

Mas o seu negócio não é nada sem potenciais clientes, certo? Ok, então vamos adicioná-los. Você, seu negócio e seus potenciais clientes. 

...

...?

E então, nada vai acontecer? 

Ah é! Claro que não, vocês estão parados se olhando! Para que eles conheçam o seu produto e que melhorias eles podem ter na vida ao adquiri-lo, você precisa mostrar a eles. Então coragem! Faça isto:


comunique

Agora, você está indo falar com eles. Você os observa e nota que, antes de eles serem clientes em potencial, eles são pessoas. Você poderia abordá-los assim:

- Contrate o meu serviço! Ele pode facilitar a sua vida, e eu posso te mostrar como!

Mas eles provavelmente agradeceriam e diriam que estão com pressa. E sabe por quê? Porque um desconhecido, do nada, chegou falando sobre vender algo. O ouvinte, portanto, não tem motivo algum para se conectar, certo?


conecte

E por falar em conexão... Seria muito mais fácil ser um anúncio vermelho escandaloso dizendo "COMPRE". Mas o que isso diria sobre você e a sua marca?

A maioria dos internautas está inconscientemente blindada contra abordagens desse tipo. Existe até mesmo um termo para isso: banner blindness (ou cegueira de faixa em português). Estudos como o da imagem abaixo, realizado pelo Nielsen Norman Group, confirmam que o interesse das pessoas pelos banners comuns têm diminuído consideravelmente.

Estudo demonstra a cegueira de faixa. Fonte: Nielsen Norman Group

Antes de qualquer coisa, é preciso entender por que isso acontece. Não podemos generalizar: esses anúncios, quando bem construídos e direcionados para o público correto, podem sim ser eficientes. O ponto que queremos chegar, entretanto, é o da conexão genuína: é inviável sustentar a imagem da sua marca em meros anúncios que querem vender apenas por vender. E é aí que entra o melhor conselho que nós podemos te dar...


humanize bits

Humanize os bits mostrando que atrás daquela tela, está uma empresa formada por pessoas que querem tornar o mundo melhor de alguma forma, seja ela grandiosa ou pequena. 

Pouco a pouco, abandone a concepção de que seus clientes são seu lucro...


E entenda que eles são pessoas que, assim como você, querem ter experiências prazerosas, cultivar a felicidade e atingir a satisfação pessoal.


Atualmente, a melhor forma de demonstrar que o seu negócio entende isso é conectando-se com redes sociais como o Instagram e o Facebook. Mas tal como dissemos no início desse post, esqueça um pouco das redes sociais e das estratégias para entender esse conselho fundamental.

Depois que você entende a importância de criar uma conexão verdadeira e de como ela é infinitas vezes mais valiosa do que alguns anúncios isolados, você já tem meio caminho andado. A partir daí, o que você fará com o marketing digital da sua empresa são meras consequências de uma mentalidade moderna, coerente e profunda.

Quando você passa a levar esse entendimento para todas as suas ações de marca, não há mais volta: só lhe resta o sucesso.


Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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