terça-feira, 23 de novembro de 2021

3 passos infalíveis para ACABAR com a sua estratégia digital


Você não leu errado! Hoje vamos te apresentar 3 coisas que você pode fazer para destruir a estratégia digital da sua empresa. Ou, em outras palavras, 3 armadilhas para evitar e porque elas são prejudiciais ao seu negócio!


#1 - ganhe 1.000 seguidores por semana com o meu método

Muito atrativo, não? Mil pessoas por semana conhecendo seu negócio... 4.000 clientes em potencial chegando todo mês nas suas redes sociais... Wow, bom demais pra ser verdade! Porque não é verdade mesmo.  

Existem muitos caminhos para aumentar os seguidores da sua página, mas vamos simplificar as coisas. De forma saudável, um usuário pode descobrir a sua empresa das seguintes formas:

a) Através de anúncios, sendo que quanto maior a meta, maior o investimento;

b) Crescimento orgânico, que é quando alguém descobre sua página porque demonstra interesses semelhantes ao seu nicho;

c) Com a interferência de terceiros, como recomendações, influencers, redes de contato, etc.

Note que a única maneira de alcançar números como 1.000 pessoas de forma saudável é investindo um alto valor e combinando todas as estratégias, com tentativas, erros e paciência.

"Ok, mas como ganho meus 1.000 seguidores?" Bem, nada é impossível. Existe, por exemplo, a compra de seguidores, que é o que muitos gurus charlatões do marketing escondem por trás de promessas tão ambiciosas. Pode ser que você consiga resultados absurdos por esse caminho, mas trata-se de uma faca de dois gumes! A compra de seguidores pode...

  • Banir sua página, por ser ilegal para os termos de muitas redes sociais
  • Acabar com o seu engajamento, já que os seguidores são majoritariamente fakes
  • Reduzir drasticamente sua taxa de conversões, já que não há estudo algum quanto ao público-alvo
Tome cuidado!

#2 - aumente suas vendas em 200% em um mês com a minha fórmula comprovada

Antes de qualquer coisa, esse tipo de promessa é contraditório! Entenda:

Sua empresa vende para pessoas. Pessoas estão no meio digital, e o usam de formas muito distintas - algumas passam o dia no Twitter, outras usam o Instagram algumas vezes, ou preferem pesquisar produtos no YouTube... E você vende alguma solução para os seus clientes. Nem todos que estão nas redes sociais têm o mesmo problema.

Se cada empresa vende uma solução diferente e tem metas diferentes, além de um tipo ideal de cliente diferente que tem hábitos digitais diferentes, como é possível haver uma fórmula comprovada igual para todos que aumentará suas vendas? 

Um profissional de marketing digital responsável entende que a sua estratégia deve ser voltada para uma persona muito bem definida. E que, depois de fazer todo o estudo e planejamento, ainda é preciso testar diferentes abordagens, porque a internet está sempre mudando.

Falando de mudanças, aí está outra contradição dessa armadilha! Como pode haver uma fórmula fixa se, todos os dias, as redes sociais se atualizam e melhoram seu algoritmo?


#3 - seu site em primeiro lugar no google com minha metodologia de seo

O SEO (Search Engine Optimization) é mesmo incrível. Ele é uma ferramenta que ordena os resultados de pesquisa no Google e em outros mecanismos de pesquisa, e isso é feito através de inúmeras classificações e avaliações do seu site. Alguns fatores são:

  • Tempo que o site leva para carregar
  • Responsividade (se ele funciona bem em diferentes dispositivos)
  • Palavras-chave (se o site usa palavras-chave relacionadas ao nicho com frequência)
  • Presença de links externos
  • Organização da URL do site

Resumindo, há muitas coisas que você pode fazer no desenvolvimento do seu site para colocá-lo em boas posições do Google, e é totalmente válido contratar profissionais para isso!

O problema é quando eles defendem que conseguem te colocar no topo do Google apenas com algumas estratégias pontuais de SEO. Vulgo, a receita pronta de bolo.

Como já afirmamos anteriormente, o digital nunca funciona bem quando dependemos de uma só fórmula, uma só metodologia, um jeito unilateral de ver as coisas.

Com o Google não é diferente! Sua posição nele depende sim das estratégias de SEO e palavras-chave orgânicas, mas também depende do investimento em anúncios que, por sua vez, precisam de muita atenção. Aqui, novamente, se faz...

  • Estudo da persona;
  • Definição das metas da empresa;
  • Escolha das regiões que ela deseja atingir, etc!

Não há motivo para ser o primeiro do Google no mundo inteiro! O que vale é estar lá quando os seus clientes em potencial pesquisam algo.


Resumindo...

É completamente inviável resumir todos os fatores que envolvem seus clientes e sua marca em uma fórmula ou um método isolado. Investir num profissional que não entende isso pode colocar a sua estratégia em risco!

O marketing digital é uma área que trabalha com o entendimento do comportamento das pessoas no meio digital. Sua marca também é feita de pessoas, com ambições e identidade únicas. Apesar de estarmos por trás de bits, ainda somos humanos!



Texto escrito por Giovana Tessari da Costa

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