Ah, planejar! Com tudo o que aconteceu em 2020 e 2021, é normal nos sentirmos perdidos ao pensar no futuro. Mas justamente o planejamento pode te tirar dessa zona confusa, além de evitar muita correria!
Confira nossas melhores dicas para organizar o 2022 da sua empresa com clareza - seu eu do futuro agradece. Ah, e não esquece de documentar tudo! Qualquer ideia e observação é válida aqui.
As motivações da empresa
Antes de colocar a mão na massa, é interessante recordar a missão e os objetivos que a sua empresa tem. Dessa forma, você pode avaliar se os esforços desse ano se alinharam ao que vocês defendem e objetivam.
É importante sair um pouco do piloto automático e pensar no macro! Afinal, mesmo que tudo tenha seguido nos conformes, talvez você esteja pensando em mudar a rota para o próximo ano, testando estratégias e produtos variados.
Não pule esta etapa - apesar de abrangente e subjetiva, ela pode guiar seus passos para o que vem a seguir!
Encarando os fatos
Não dá pra fugir da retrospectiva numérica! Ignorar os dados equivale a dirigir um caminhão com os olhos vendados.
Essa é a etapa que todo mundo pensa quando falamos de planejamento. E não é à toa - ela é importantíssima: nada melhor do que dados concretos para te nortear. Então confira alguns pontos a se considerar aqui:
a) A rentabilidade de cada serviço/produto oferecido nesse ano
b) Seu lucro e como/onde reinvestir, se for o caso
c) Seus custos (vale ordenar por relevância, maior para menor,...)
d) De quantas vendas/clientes você precisa para alcançar sua meta
Todos esses passos podem ser revisitados quantas vezes for preciso durante o ano, já que as respostas variam conforme o tempo. E por falar em respostas, elas são de grande peso, pois determinarão a viabilidade de muitas ideias e projetos que surgirão! Você provavelmente terá muitos insights aqui - qual serviço vale mais a pena para a empresa, formas para reduzir gastos e por aí vai.
A persona do seu negócio
Falamos tanto de atrair clientes com estratégias, fidelização, enfim. Mas você já parou pra pensar em clientes perfeitos?
Ao planejar o posicionamento e as ações da empresa, você ganha a vantagem de poder escolher os melhores clientes, aqueles que realmente decolam o seu negócio. E é aqui que entra a persona! Ela nada mais é do que um perfil que contém todos os costumes, preferências, hábitos, lugares favoritos e informações gerais sobre o tipo de pessoa que você quer atender.
E tanto para implantar novos produtos/serviços quanto para seguir com os atuais, é fundamental reavaliar e revisar a persona da sua empresa. Sabendo exatamente quem o seu cliente é, você é capaz de depositar esforços e investimentos nos lugares certos.
Seu calendário
Agora que você sabe o quanto pode investir e quem você deseja atender, está na hora de pegar o calendário e circular as datas importantes!
Quem define com antecedência quais campanhas deseja fazer tem o privilégio do tempo. Geralmente, as melhores campanhas envolvendo datas comemorativas são pensadas com semanas ou meses de antecedência!
Por isso, aqui, anote tudo que for relevante para o seu nicho: aniversário da empresa, feriados, black friday...
Revisando e mão na massa
Ufa! Chegamos ao final do nosso planejamento! Agora, dê uma olhada em tudo o que você anotou e avalie as melhores ideias, bem como a viabilidade delas. Passe tudo a limpo e encerre o ano com a tranquilidade de ter tudo pronto para o próximo!
Esperamos ter te ajudado nessa super tarefa que é planejar. Ah, e não esquece de compartilhar essas dicas com a sua equipe!
Um ótimo resto de ano para todos nós!
Texto escrito por Giovana Tessari da Costa
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