segunda-feira, 14 de junho de 2021

Uma reflexão sobre suas séries favoritas e o coração dos seus seguidores

Conquistar seguidores, convertê-los para clientes e então fidelizá-los pode ser uma tarefa demorada e complicada. Ter um perfil bombando nas redes sociais pode te ajudar bastante, mas também já se foi a época em que o sucesso era definido apenas pelo número de seguidores. Afinal, de nada adianta ter uma multidão de fantasmas – seguidores que não interagem nem se interessam pelo que você posta. É preciso ganhar o coração deles verdadeiramente. Coisa bonita de dizer, mas aí vai uma pergunta muito importante: como?

É difícil que, ao longo da sua vida (e ainda mais depois de toda essa quarentena), você não tenha mergulhado no universo de alguma série, livro ou filme. Muitos programas de TV podem ser realmente cativantes e dignos de maratonar! E vou te dizer que ser fã de alguma série, filme ou livro tem tudo a ver com o coração dos seus clientes. Acompanha o pensamento!

Não é preciso ser crítico para concordar que algumas séries são ruins. Às vezes só perdemos tempo assistindo temporadas que não levam a nada e a lugar nenhum! Talvez você apenas desligue a TV e vá fazer outra coisa, mas hoje vamos um pouco mais a fundo: por que isso acontece?

Digamos que você é o escritor. Você não passa meses escrevendo uma história apenas para deixá-la vagando pelo mundo, certo? Você deseja que ela encontre outras pessoas como você. Seu sonho é que ela não seja apenas ouvida, vista ou lida, mas também sentida, porque você sabe que quando isso acontecer, ela fará parte da história de quem parou para apreciá-la. Quando isso acontecer, então você conquistou o coração da sua audiência

Reflexão legal, mas eu sei que você provavelmente não está aqui porque quer escrever livros. Vamos direto ao ponto. 

Assim como a Netflix e o Telecine têm espectadores, as redes sociais têm os seguidores – e, no meio deles, seus clientes. E da mesma forma que existem milhões de filmes para ver, há milhões de perfis parecidos com o seu. Por mais que isso pareça desmotivador, na verdade é empolgante! Porque tal como existem histórias mal contadas, existem também inúmeras empresas que não entendem seus seguidores como pessoas. Essas empresas focam em anunciar seus produtos e serviços, promoções e informativos, mas nada muito além disso. 

E aí está! A melhor parte de tudo isso é que agora você tem a chance de fazer diferente. Mostre seu rosto, sua rotina, seus processos. Dê conselhos que você gostaria de ter ouvido, converse com seus seguidores como se eles estivessem com você num churrasco de domingo. Porque se eles não encontram a personalidade da sua marca no digital, então para eles não há mais nada para ver ali.

Texto por Giovana Tessari da Costa

Próxima
Anterior

0 comentários :