quinta-feira, 9 de março de 2017

Marketing Sinestésico, a nova onda do momento



Vivemos em um ambiente corporativo extremamente dinâmico, isso faz com que as práticas adotadas estejam em permanente evolução a fim de que as empresas se mantenham ativas e competitivas.

Com o passar dos anos, o Marketing deixou de ser uma área de suporte dentro das empresas e passou a ser um setor com papel estratégico nas organizações. Atualmente, um conceito muito forte dentro do Marketing é o de Marketing Digital, mas outra vertente vem para ficar, é o Marketing Sinestésico ou Sensorial.

E você, já sabe o que é o Marketing Sinestésico?

De forma simples, é chamado de Marketing Sinestésico o conjunto de ações que explora os nossos sentidos para vender. Os sentidos, permanentemente despertam impulsos que nos movem em direção a algo. O conceito está em adotar práticas que utilizem o tato, olfato, audição, visão e paladar para diferenciar o ambiente de sua empresa durante a experiência de compra.

No cenário atual, as propagandas tradicionais têm perdido espaço de maneira expressiva, assim, o novo Marketing entra para preencher e explorar este espaço. Associados ao Marketing Digital, os estímulos do Marketing Sinestésico podem valorizar momentos e facilitar a conversão de clientes.

Os comércios com ponto de venda, estão acostumados a explorar somente os estímulos visuais, neste contexto, os clientes podem ser surpreendidos e responder positivamente aos outros estímulos, associando qualidade e diferencial à empresa. Um fator fundamental é relacionar o produto ou serviço vendido às ações que melhor estimulem seus clientes durante a jornada de compra. Por exemplo, se sua empresa vende produtos alimentícios, o olfato, associado a um visual agradável, pode produzir um estímulo quase irresistível de consumo.

O tato por exemplo é uma grande vantagem das lojas físicas em relação às lojas virtuais. No ambiente físico o cliente tem a oportunidade de tocar, de pegar nas mãos o produto para decidir sobre sua compra. O paladar, é outro ponto importante a ser explorado. Oferecer itens para degustação no ambiente físico poderá manter seu cliente por mais tempo na loja e por consequência, aumentar seu consumo. Está comprovado que pessoas com fome tendem a ter pressa para ir embora. A audição também pode contribuir muito com o bem-estar em seu espaço. Um som adequado pode tranquilizar e melhorar o humor das pessoas. Sugere-se sons que remetam a felicidade e relaxamento.

O marketing de uma forma geral investe boa parte do seu orçamento nos aspectos visuais, mas como vimos, não pode deter-se somente a estes. É claro que organização, cor, iluminação e conforto estimulam a permanência do cliente em sua jornada de compra, mas se estiverem associados aos demais sentidos, certamente apresentarão melhor resultado.

Esperamos ter colaborado!

Até breve! Se gostou compartilhe com sua rede!

Daniela Silocchi de Amorim
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