quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Plano de marketing digital: Você já fez o seu para o próximo ano?


Será mesmo que as empresas precisam ter um plano de marketing digital?

O ideal é que antes de iniciar qualquer ação de marketing, seja ela digital ou não, a empresa tenha traçado um plano a fim de deixar claro o que espera e quais as melhores estratégias para chegar lá. O desenvolvimento do plano de marketing digital poderá ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de suas ações.

Se você já fez seu plano de marketing digital para o próximo ano, parabéns! Saiba que este é um passo importante rumo ao sucesso. Se ainda não fez, seguem aqui dicas importantes para a elaboração do mesmo:

  • O ponto de partida para seu plano de marketing é a definição dos seus objetivos. Somente com a clareza do que se quer é possível definir o melhor caminho e focar esforços para percorrê-lo. 

  • Uma vez que os objetivos estejam definidos, é necessário delimitar e conhecer o seu público-alvo. Quem você quer atingir com suas ações de marketing digital? 

  • A seguir, torna-se importante a definição dos canais digitais que serão usados para atingir seu público. Vale destacar que existem muitas opções, mas isso não quer dizer que todas precisem ser usadas. É importante que tudo seja pensado, seja planejado para solucionar a necessidade que nossa empresa se propõe a atender. 

  • Uma vez definidos os canais, inicia a elaboração de conteúdo. O conteúdo a ser trabalhado no canal digital precisa ser um ponto de interesse do público-alvo: somente assim, terá impacto sobre o mesmo. Cada vez mais, antes da compra, os consumidores buscam informações sobre seu interesse de compra nos meios digitais, portanto, quanto mais presente você estiver fornecendo conteúdo, mais facilmente será lembrado por seu púbico. 

É fundamental ainda, além de cumprir as etapas acima citadas, criar um cronograma onde estejam orquestradas de forma harmônica todas as ações de marketing digital. E, finalmente, para que seus objetivos sejam atingidos, é imprescindível o acompanhamento contínuo a fim de monitorar cada ação, compreender em profundidade seu público e realinhar estratégias sempre que necessário.

Daniela Silocchi de Amorim
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