quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Mídias Sociais e a Comunicação Assertiva com o Público



Atualmente, o mercado consumidor é bombardeado com um volume enorme de informações. Elas são recebidas através de meios de comunicação tradicionais, como rádio e televisão, por e-mail, WhatsApp, redes sociais, nas sinaleiras, onde panfletos são entregues constantemente, enfim, recebemos uma enxurrada de conteúdo mesmo sem querer.

E isso realmente fica na nossa memória?

Pense um pouco, você conseguiria lembrar de todas as informações que recebe em um único dia?
Então qual a diferença entre as informações que realmente absorvemos e aquelas que “deletamos”? A resposta para esta questão é simples, o interesse. Sim o interesse fará a diferença entre gravar e deletar a informação recebida! Mas o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que se você está pensando em trocar de carro por exemplo, ao navegar pelo Facebook, inevitavelmente vai prestar atenção aos anúncios de veículos, pois seu interesse está voltado para isso. Ou ainda, se você tem filho pequeno, certamente prestará muito mais atenção a anúncios de produtos infantis do que alguém que não tem filhos pequenos.

E qual a relação disso tudo com as mídias sociais e a comunicação permanente com os clientes?

Toda!

Vamos lá, é sabido que as redes sociais passaram a ser o ponto de encontro das pessoas, diariamente acessamos as mesmas, pelos mais diversos motivos, mas a presença em massa é fato. Por esta razão, estas plataformas passaram a ser uma importante ferramenta para aproximar empresa e clientes.

O primeiro e, porque não dizer, mais importante passo para eleger uma estratégia de conteúdo assertiva é definir e conhecer o seu público alvo para, a partir de então, compreender como solucionar os seus “problemas” através da oferta de produtos ou serviços. Após esta definição, você poderá se utilizar das mídias sociais para conquistar a confiança e se aproximar deste público alvo.

Mas como ser lembrado em meio ao volume de informações que as pessoas recebem diariamente?

Voltamos ao ponto inicial, você não precisa ser lembrado por todos e sim por aqueles que tem um problema que sua empresa pode resolver, portanto, comunique para a pessoa certa e não para todos, essa poderá ser a diferença entre o acerto e erro. Sendo assim, se você gerar conteúdo focando em informações importantes para o seu público, gradativamente conquistará a confiança e se tornará referência estando presente na memória e no dia-a-dia das pessoas.

Utilize-se da tecnologia para estar próximo, gere conteúdo de interesse, melhore a vida das pessoas e, paralelo a isso, divulgue seus produtos e serviços, desta forma, a fatia do mercado que você quer atender, estará cada vez mais próxima e terá você cada vez mais presente na memória!

Até breve!

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Daniela Silocchi de Amorim
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