terça-feira, 21 de junho de 2016

Site Institucional ou E-commerce?




No nosso último artigo, falamos sobre Blog e sua importância para a comunicação na busca do engajamento do público alvo. Ficaram claras as razões pelas quais o Blog é uma ótima opção para a disponibilização de conteúdo sério e relevante ao seu público. Hoje vamos abordar o tema Website institucional ou E-commerce, qual será a melhor opção para minha empresa?

Antes de começarmos a discutir esse assunto precisamos de algumas definições. Afinal, o que é um website institucional? Um website institucional nada mais é do que uma página virtual que apresenta sua empresa para o mercado. No mesmo costumam estar presentes informações gerais da empresa como histórico, visão, missão, localização, produtos/serviços oferecidos, clientes e informações de contato. É de grande importância que as informações inseridas no website institucional sejam relevantes e objetivas, recomenda-se ainda um layout amigável e intuitivo.
E então, o que é um E-commerce? O e-commerce ou loja virtual, por sua vez, é um portal de vendas pela internet. Aqui vai acontecer a oferta e a comercialização online dos seus produtos/serviços. Para a loja virtual, além da importância do layout, é essencial que o cliente se sinta em um ambiente virtual seguro e com credibilidade. Lojas com depoimentos positivos de clientes, por exemplo, tornam-se mais atrativas.

Outro fator relevante para quem deseja manter uma loja virtual, é a criação de um canal de relacionamento com seu público, a fim de manter-se próximo mesmo após a concretização da venda. Se você realizar uma venda pela loja virtual e não se fizer lembrar pelo seu cliente, a chance de que na próxima compra ele procure outro fornecedor passa a ser grande. Por outro lado, se após a experiência positiva da compra você se mantiver presente na vida do cliente, alimentando-o com conteúdo e informações importantes, possivelmente ele voltará a comprar de você. Vale destacar que as vendas virtuais têm crescido muito, portanto, estar presente neste meio proporciona para as empresas uma ampla vantagem competitiva em relação aos métodos tradicionais. A ausência de barreiras geográficas e a redução de custos fixos em relação as lojas físicas tornam o comércio virtual uma ótima opção.

Toda loja virtual é um website, mas nem todo o website é uma loja virtual. Mas como decidir entre Website Institucional e E-commerce? Depois de compreender as diferenças entre eles, é fundamental que você tenha claros os objetivos ao criar o endereço da sua empresa na internet e ainda conheça os hábitos do seu público alvo, estes devem ser fatores determinantes para sua escolha.

E você, já decidiu qual a melhor opção para a sua empresa?

Se gostou compartilhe com sua rede.

Até breve!

Daniela Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :