quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Motivação: A chave para o sucesso!

Você consegue manter-se sempre motivado? É possível uma palestra motivar alguém? A final você sabe realmente o que é motivação?



Vamos lá, motivação tem sido um tema amplamente discutido e estudado pela sociedade e acerca do qual há muitas teorias. Está comprovado que a motivação é um fator interno, ou seja, nada pode motivar alguém a fazer algo que não queira. A motivação pode ser definida como uma força que nos impulsiona na direção de algo, de algum objetivo.

Mas se a motivação é interna, não há nada que possa ser feito para motivar alguém? A motivação é interna, porém, existe o estímulo. Estímulo é uma força externa que pode provocar a motivação, o motivo da ação. Partindo deste cenário, fica mais fácil compreender por que em determinadas situações estamos motivados e em outras estamos desmotivados. Se queremos colaborar com a motivação de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, é fundamental compreendermos quais são os estímulos que movem estes indivíduos, para então, através destes estímulos, provocarmos condições favoráveis à motivação.

Pensando em uma empresa, os líderes precisam conhecer seus liderados, pois, o que é estímulo para uns, poderá ser desestimulante para outros. Vamos imaginar um cenário, um mesmo líder pode ter um colaborador em sua equipe que adora novos desafios e viagens, portanto, será um estímulo para ele receber uma tarefa que requeira viajar. Por outro lado, este mesmo líder pode ter um excelente colaborador, que por motivos particulares, tem dificuldade em se ausentar da cidade, assim, para este, uma tarefa que requeira viajar será extremamente desestimulante.

Pensando no cenário de uma loja por exemplo, é essencial conhecer o público alvo e compreender suas necessidades para então proporcionar os estímulos de forma a motivá-los a procurar o seu estabelecimento. Em alguns casos este estímulo pode ser o preço, em outros, pode ser a qualidade, para outros pode ser o atendimento e há ainda aqueles para os quais o estímulo pode ser algum atributo específico da loja ou dos produtos.

O fato é que sem conhecer, não há como estimular, seja em relações pessoais ou profissionais. Uma boa forma de compreender melhor isso pode ser o autoconhecimento. Você sabe o que o estimula? Você já se perguntou por que levanta da cama todas as manhãs? Faça este exercício, reflita sobre o que o estimula e gradativamente vá olhando em volta e aprendendo a observar e compreender de que forma é possível facilitar a motivação.

Até breve! Se gostou compartilhe com sua rede!

Daniela Silocchi de Amorim
Próxima
Anterior

0 comentários :